miércoles, 5 de diciembre de 2012

Comte: Um Perfil

Comte: Um Perfil

Auguste Comte nasceu em Montpellier, França, em 19 de janeiro de 1798. Embora fosse um estudante precoce, não ganham um diploma universitário, um fato que influenciou negativamente suas carreiras docentes. Em 1818 ele se tornou secretário e "filho adotivo" e discípulo de Claude Henri de Saint-Simon, um filósofo das idéias socialistas. Eles trabalharam juntos por vários anos, mas se separaram em 1824, porque Comte Saint-Simon achava que não era de crédito suficiente para suas idéias. Mais tarde, Comte escreveu sobre sua relação com o socialista utópico chamando-o de "mórbido educação recebida em sua adolescência e ensinado por um intrigante depravada". Apesar da hostilidade tarde que sentia em relação Saint-Simon, Comte usado para reconhecer sua dívida para com ele: "Certamente, eu devo muito intelectualmente ... contribuiu poderosamente para me guiar em uma direção que eu não abandonei filosófica e manter sem questionar toda a minha vida "
Em 1826, Comte planejado um curso integrado por 72 palestras públicas sobre a sua filosofia de vida. O curso atraiu um público distinto, mas seu avanço foi interrompido depois da terceira lição devido a um colapso nervoso. Comte continuou a sofrer de problemas mentais e tentou o suicídio em 1827, saltando para o rio Sena por causa de suas divergências com sua esposa.
Apesar de não ocupar uma posição fixa na Ecole Polytechnique, Comte fez um pequeno trabalho como professor em 1832. Em 1837 ele foi premiado com um examinador adicionais de admissão à escola, o que lhe permitiu obter uma renda regular. Durante este período, ele trabalhou em seis volumes do que se tornaria o seu mais revistas, o Curso de Filosofia Positiva, publicado em 1842, que definiu o seu postulado em que a sociologia foi a última ciência, o auge da ciência (ver suas teorias), enquanto a Ecole criticou, este ataque fez com que em 1844 não renovar o seu contrato como assistente.
Em 1851 terminou os quatro volumes de sua obra sistema político positivo, o que foi um esforço para prestar um serviço mais conveniente projeto integrado reoganización da sociedade.
Comte tinha algumas idéias muito estranhas, como é que a "higiene mental" era melhor para o bom desenvolvimento de suas idéias, de saúde mental foi para evitar a leitura das obras dos outros, e como resultado, tornou-se muito para além principais correntes intelectuais de seu tempo. Ele também sonhava em ser o sumo sacerdote de uma nova religião da humanidade: o positivismo. Ele acreditava que o mundo acabaria governado por sacerdotes-sociólogos.
Ele morreu em 5 de setembro de 1857 e, embora o seu trabalho é negligenciado pela maioria dos sociólogos, deixa um legado de importância para a invenção da palavra "sociologia", que substituiu a idéia de física social, sucesso irregular e, especialmente, O desenvolvimento da idéia central do positivismo como a filosofia e metodologia da ciência social e da ciência em geral

@ Pacoespada1

No hay comentarios:

Publicar un comentario